domingo, 1 de março de 2009

Desenvolver a Linguagem

A linguagem oral integra regras complexas de organização de sons, palavras e frases com significado. Segundo Bloom e Lahey a linguagem oral “é a combinação complexa de várias componentes, categorizadas a 3 níveis: Forma, Conteúdo e Uso.” A forma inclui a fonologia, morfologia e a sintaxe; o conteúdo envolve o significado e inclui as regras semânticas de organização que se estabelecem entre as palavras, os significados e as suas ligações, bem como os mapas conceptuais individuais que se vão criando. O uso engloba as regras reguladoras do uso da linguagem – a pragmática.
Por isso o processo de compreensão é complexo e envolve micro habilidades. Para compreender, a criança tem de reconhecer os sons e as palavras; seleccionar palavras relevantes – palavra-chave e interpretar, antecipar, inferir e reter. Para que a criança consiga compreender o conteúdo do discurso (interpretar) tem que saber comunicar, reconhecer o significado, seleccionar as ideias principais das relevantes; entender ambiguidades, captar a ironia, humor e identificar a variante linguística.
A memória a curto e longo prazo são fundamentais para que este processo se concretize.
Estas micro habilidades têm uma incidência variada, segundo as idades dos alunos. As crianças no final do 1º ciclo ainda não adquiriram a maturidade cerebral no sentido mais complexo. Com eles devemos trabalhar aspectos mais globais: compreensão, atenção e concentração.


Desenvolver a compreensão do oral:






Leitura a pares e registo de dados.



Identificação dos desenhos com incorrecções















Sem comentários:

Enviar um comentário