terça-feira, 17 de março de 2009

Formação de Leitores

A leitura e o manuseamento de obras literárias, na idade escolar, são fundamentais para formar leitores. A “Hora do conto” e a biblioteca de sala, são espaços para estimular o gosto pela leitura.

Os contos têm uma componente pedagógica (aprender), lúdica (sonhar) e formativa (crescer). Tornam-se uma “peça” fundamental e imprescindível em todo o processo ensino/aprendizagem. Nenhum professor pode descurar a sua importância no crescimento da criança e no desenvolvimento de competências ao nível da leitura, do léxico, da compreensão e da escrita. A leitura resulta de uma aprendizagem lenta e progressiva.
Segundo Ana Teberosky “promover um espaço com histórias, poemas ou livros informativos é uma condição essencial para favorecer o acesso à língua escrita e para motivar o desejo de aprender a ler.” O horário escolar deve contemplar actividades que envolvam o contacto directo com os livros, leitura, diálogo, discussão e registos (gráficos e escritos).

Actividades: Conto de uma história a uma turma da pré.

Actividade: Criar histórias a partir de palavras






Sem comentários:

Enviar um comentário